domingo, 21 de março de 2010

Carta de Agradecimento para o INML

Grupo de alunos do 12º ano
Docente – Lucinda Mendes
Escola Secundária com 3º Ciclo
Rua Dr. Carlos Ayala Vieira Da Rocha
2330 Entroncamento

Exmo. Director da Delegação do Centro do
Instituto Nacional de Medicina Legal
Largo da Sé Nova
3000-213 Coimbra



Entroncamento, 1 de Março de 2010
Assunto: Visita aos serviços do Instituto Nacional de Medicina Legal



No dia 25 de Fevereiro de 2010, acompanhados pela professora Lucinda Mendes, iniciámos, de manhã, a nossa visita às instalações do Instituto Nacional de Medicina Legal, por V.Exª dirigidas. Fomos amavelmente recebidos pela Dra. Ana Paula Sousa, que nos deu algumas informações sobre o programa da visita.

Com esta visita tomámos conhecimento de algumas áreas de investigação, tais como a área de toxicologia forense, a área de Genética e Biologia Forense e a área de Patologia Forense. O que se faz nestas áreas e alguns dos seus mistérios (para nós) foi-nos apresentado uma forma muito cativante respectivamente, pelas Sr. Dras Paula Proença, Lisa Sampaio e Carla Ferreira, em que nos foram descritos todos os processos utilizados. Ainda dentro da área de Patologia Forense, fomos agradavelmente surpreendidos com uma pequena visita à sala de autópsias, onde os processos e as técnicas utilizados foram descritos pelo Sr. Dr. Gonçalo Castanheira, tendo-se este destacado pela disponibilidade, prestação, capacidade comunicativa, e simpatia demonstradas, que criou em alguns elementos do grupo a vontade de poder trabalhar e realizar investigação numa Instituição como a visitada. Esta foi sem dúvida a parte da visita que mais nos agradou, uma vez que alguns elementos do grupo pretendem futuramente ingressar em cursos relacionados com medicina legal ou patologia forense, tendo o Sr. Dr. Gonçalo castanheira contribuído para uma maior consciencialização com a sua apresentação. Na sala de autópsias foi-nos também permitida a obtenção de muitas informações, que serão indispensáveis na execução de algumas actividades no decorrer do nosso projecto.

Desta forma, pretendemos formalizar o nosso agradecimento a todos os intervenientes que possibilitaram esta nossa actividade, em particular ao Senhor Director, professor Dr. Francisco Corte - Real Gonçalves, que permitiram o contacto com uma verdadeira Instituição de Investigação que para nós, até este momento, apenas tinha sido observada através de documentários.

Foi uma verdadeira Visita de Estudo. Esperamos um dia aqui poder voltar….como investigadores.

Sem comentários:

Enviar um comentário